CHANEL, A ESTILISTA DO SÉCULO
GABRIELLE
CHANEL ERA UMA PESSOA DE “GELO E FOGO”, COMO CITOU SEU AMIGO, O
ESCRITOR PAUL MORAND.ELA NASCEU EM 1883, FILHA ILEGITIMA DE UM MASCATE E
DE UMA MULHER ORIUNDA DE UMA FAMILIA DE CAMPONESES SEM TERRA, QUE
TRABALHAVA CATANDO CASTANHAS,EM AUVERGNE, SUDESTE DA FRANÇA.SUA MÃE
MORREU AOS 30 ANOS, SEU PAI SUMIU E A GAROTA GABI ENTÃO COM ONZE ANOS E
SUAS IRMÃS MENORES FORAM ENTREGUES A UM ORFANATO. ESTE LUGAR TEVE UMA
GRANDE INFLUENCIA NA ESTETICA DE SUAS FUTURAS CRIAÇÕES; ELA MOSTROU QUE A
SARJA AZUL-MARINHO, O LINHO E BASTANTE SABÃO PODIA SER CHIC; A
ELEGANCIA ESTÁ NA SIMPLICIDADE. ATÉ NA CONSTRUÇÃO DE SUA MANSÃO EM
ROQUEBRUNNE, ELA COPIOU A ARQUITETURA E OS MATERIAIS DO CONVENTO, COMO O
MADEIRAMENTO NEGRO EM PAREDES BRANCAS, TÍPICO DE AUBAZINE. APÓS FICAREM
VELHAS DEMAIS PARA A FAIXA ETÁRIA DO ORFANATO, AS MENINAS FORAM
TRANSFERIDAS PARA UMA INSTITUIÇÃO EM MOULINS, ONDE, PARA SE DIFERENÇAR
DAS ALUNAS PAGANTES, TINHAM QUE UDAR POBRES VESTIDINHOS PRETOS, DE
ALGODÃO OU TWEED,DEPENDENDO DA ESTAÇÃO.EMBORA NÃO FOSSE PROPRIAMENTE
BONITA, A GAROTA CHANEL TINHA “A MARCA SE CAIM” OU SELA, ENCANTO,
ESPIRITUALIDADE E O PODER DE ENXERGAR ALÉM DAS PESSOAS E PROJETAR O
FUTURO. SUA MAL SUCEDIDA CARREIRA SE CANTORA, LEGOU-LHE O APELIDO
FAMOSO: FOI CANTANDO KO KO RI KO, QUE GANHOU O APELIDO COCO.
FOI
SEU AMANTE,UM OFICIAL DA CAVALARIA QUE MONTOU PARA ELA SUA PRIMEIRA
LOJA DE CHAPÉUS; ERAM CRIAÇÕES SIMPLES E ARROJADASDIFERENTES DA
FRIVOLIDADE DA BELLE EPOQUE; JÁ TINHA FAMA QUANDO MONTOU UMA LOJA DE
CHAPÉUS MAIS ELEGANTE NA RUA DAUVILLE, TEMPLO DA MODA EM PARIS, NA
ÉPOCA, AJUDADA SEU NOVO AMANTE BOY CAPEL, O GRANDE AMOR DA SUA VIDA.
OS
TRAJES SIMPLES E ELEGANTES, QUE FAZIA PARA SI PROPRIA, CHAMARAM A
TENÇÃO DAS MULHERES; SUAS ROUPAS ERAM REVOLUCIONARIAS, FEITAS DE JERSEY,
UM MATERIAL EMPREGADO APENAS EM ROUPAS DE BAIXO E QUE PERMITIA UMA
LIBERDADE DE MOVIMENTOS NUNCA VISTA ANTES E LOGO ASSIMILADA. ELA
PREGAVA: ''E VOCÊ NÃO TEM ROUPAS COM AS QUAIS POSSA VIAJAR, ESTÁ
INCAPACITADA; SE NÃO PODE VIAJAR, NÃO PODE VIVER.” SE TÃO SIMPLES SUAS
ROUPAS ERAM QUASE INSIGNIFICANTES; POR TRÁS DE SUAS CRIAÇÕES, ESTAVA
IMPLICITA A FILOSOFIA DE QUE AS ROUPAS NÃO ERAM IMPORTANTE, ERA A
APARENCIA QUE CONTAVA.ELA DIZIA: ''U LIBERTEI O CORPO.” MUITOS A
CRITICAVAM A “POBREZA DO LUXO” DE CHANEL, MAS, ELA DIZIA: FAZER UMA
ROUPA REBUSCADA É MAIS DIFICIL QUE FAZER UM PRETINHO SIMPLES DE BOM
CORTE. ELA ACREDITAVA NA MODA QUE “PEGAVA”, QUE IA PARA AS RUAS E, NÃO A
MODA DOS GRANDES SALÕES.
COCO
FAZIA SUAS ROUPAS PARA SEREM SEXS, PARA MULHERES SEXS; COSTURAVA SUAS
SAIAS DEBRUADAS POR DENTRO, AGARRANDO AS PERNAS FEMININAS E RODEANDO AS
COXAS; O IÔNICO TAILLEUR, QUE LANÇOU EM 1954, FOI INSPIRADO NUM PALETÓ
TIROLÊS DE UM AMIGO.
AO
SER ACUSADA DE “COLABORACIONISTA” DURANTE A GUERRA, A ESTRELA DE CHANEL
QUASE SE APAGA, MAS SEU BRILHO INCONTESTE DRIBLOU A ADVERSIDADE.
GRAÇAS A VOGUE AMERICANA, ELA SURGIU DE NOVO PARA A MODA COM TODO SEU
ESPLENDOR. MORREU EM 1971, MAS SEU LEGADO FICOU E NUNCA HOUVE
SUBSTITUTAS PARA ELA. O PERFUME CHANEL Nº5, PREFERIDO DA MARILYN MONROE,
O TAILLEUR IMBATIVEL, A BOLSA DE CORRENTES,O DAPATO BICOLOR, AS
PASSAMANARIAS, AS ZIBELINAS E AS PÉROLAS SÃO USADAS ATÉ HOJE POR
MULHERES CLASSUDAS, QUE CRÊEM, NA SIMPLICIDADE DA ELEGANCIA. SUA FRASE
LAPIDAR DEFINE TUDO EM QUE ACREDITAVA:''EU CRIEI UM ESTILO. PORQUE A
MODA É EFEMERA, MAS, O ESTILO É ETERNO.
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